Projeto Easmus  Living With Robots in the Future

Mobilidade docente na Espanha Madrid

Relatorio

Primeiro dia, 6 de março, chegada a Espanha. Fomos recebidos no hotel pela equipa anfitriã e conhecemos os novos elementos dos outros países que incluem o projeto Living With Robots in the Future.

Hoje, dia 7, começámos o dia com uma caminhada conjunta até Colégio Joyfe, onde iniciámos as atividades.

Um grupo de alunas fez a apresentação, em língua inglesa, da cidade referindo a gastronomia, aspetos culturais, monumentos, espaços verdes entre outros. Fizeram ainda a apresentação deste colégio que é privado, não religioso e multicultural, frequentado por cerca de 2000 alunos, desde o berçário ao secundário.

O colégio não tem qualquer subsídio estatal, mas segue o currículo nacional. Os professores são pagos pelo “Boss”.

O ensino está estruturado da seguinte forma: berçário – 2 anos (0 aos 2 anos de idade); infantil – 3 anos (3 aos 5 anos de idade), primário – 6 anos (6 aos 12 anos); secundário- 4 anos (dos 13 aos 16 anos); pré universitário – 2 anos (16 aos 18 anos) também têm dois anos de Profissional (dos 18 aos 20 ou 21 anos), estes alunos serão sujeitos a um exame caso queiram ingressar na Universidade,

Ficámos a conhecer outros projetos e competições internacionais que a escola integra, como Projeto NASA, Model Un, Somos Solidários, entre outros.

Participámos em algumas atividades ao longo do dia para conhecermos e trabalharmos com elementos dos diferentes grupos. Apresentámos símbolos culturais representativos do nosso país, tal como todos os outros grupos e partilhámos as lembranças.

Visitámos salas de aula, recreio, sala de informática, onde pudemos trabalhar no programa “3D Printing workshop. Docx”, cujos trabalhos irão ser impressos numa impressora 3D.

Na sala da robótica ficámos a saber que cada turma tem uma hora de robótica por semana, com um professor que leciona só robótica. Uma vez por semana os alunos poderão aceder à sala, num contexto de clube de robótica, sendo esta atividade extra curricular e custeada pelos pais. Este clube já existe há 8 anos e participa em competições internacionais. Todos os alunos falam fluentemente a língua inglesa, fruto do investimento que o colégio faz no ensino desta língua. No infantil os alunos têm,todas as tardes, atividades dadas em inglês.

Alunos de diferentes anos de escolaridade fizeram várias demonstrações com programas e robôs.

Pontos fracos: Os alunos só têm uma hora por semana de robótica, pois na escola existem muitas turmas.

Ponto forte: A sala de informática possuiu 26 computadores ativos para que todos os alunos das turmas possam trabalhar individualmente; Um professor para trabalhar informática e um professor para a robótica;

Salas com paredes amovíveis para poderem tornar-se em áreas abertas permitindo duas turmas trabalharem em conjunto.

Programas instalados em variados tablets que permitem a abordagem de conteúdos das ciências.

Salas envidraçadas, permitindo a existência de muita luz. Mobiliário simples, funcional e duradouro, individual o que permite ter mais alunos por sala (2º ciclo).