No âmbito da nossa Acreditação Erasmus +, setor Ensino Escolar, realizou-se entre os dias 22 e 27 de maio, uma mobilidade a Embrun, Aix-en-Provence, França, que contou com a participação de 18 alunos das turmas 12ºA e B e duas docentes. A escola que nos acolheu foi o Lycée Honoré Romane.

Do intenso e riquíssimo programa sob o tema “Sustentabilidade”, um dos eixos da nossa Acreditação, tivemos a oportunidade de observar, compreender e partilhar temáticas comuns ligadas às questões ambientais, sobretudo no que toca à gestão dos recursos hídricos, papel da fauna e flora no equilíbrio do planeta, preservação das paisagens e ainda a forma como o Homem pode e deve preservar este património.

Envolvidos por uma paisagem mágica, os Alpes franceses, destacam-se as seguintes atividades; visita à barragem Serre-Ponçon, com uma surpreendente forma de construção, já que parte dela se encontra escavada na própria rocha; visita à Apiland, um local de divulgação/preservação de abelhas e sua imprescindível importância  na sobrevivência do planeta; caminhada com interpretação geológica ao Mont Chenaillet, onde atingimos os 2200 metros de altitude; as visitas ao centro da vila de Embrun, com destaque para a sua catedral, o penedo sobre a qual a vila se ergue, o casario típico, as ruas coloridas e comércio tradicional.

O grupo ficou alojado no internato do Liceu, o que facilitou a integração e interação com os estudantes franceses, criando-se um ambiente muito familiar e propício ao convívio. A língua de comunicação durante esta mobilidade foi a inglesa e, nos casos de maior dificuldade, a francesa.

Após uma semana em que nos sentimos em casa, ficamos ansiosamente a aguardar a vinda dos nossos parceiros, em março de 2024, esperando oferecer-lhes semelhante acolhimento.

Alda Pimenta

Anabela Lopes