As docentes do Pré-Escolar de SMC (Graça Quinaz e Graça Rodrigues) e as docentes do 1º Ciclo de Coja (Margarida Cortez e Isabel Costa), do Agrupamento de Escolas de Arganil deslocaram-se a Dublin, para participarem no curso “English for Teachers (A2, B1)”, no âmbito do ERASMUS+. Fomos acolhidas pelos representantes do English Matters, conjuntamente com os restantes participantes da União Europeia (Finlândia, França, Itália, Espanha, Roménia, Portugal, etc.)

As sessões de trabalho foram realizadas no National College of Ireland.

Foram definidos os objetivos do curso, apresentado o programa para a semana de trabalho, e foi realizada uma breve apresentação sobre a Irlanda e o seu povo, nas diversas vertentes: arquitetura, arqueologia, escultura, literatura, pintura, dança, cinema, música, desporto, etc.

Com o intuito de fomentar a integração de todos, fomos divididos aleatoriamente pelos dinamizadores em pequenos grupos, de diferentes países.

Para conhecermos a geografia, história, monumentos, arte (arquitetura, música, dança, literatura, pintura, escultura), gastronomia, bebidas, etc., foram-nos apresentados vários jogos: Quizzes, sobre a Irlanda, Peddy Pappers, para descobrir locais icónicos de Dublin.  Houve a oportunidade de conhecer os diferentes colegas informalmente e treinar a língua inglesa.

Com o professor Finbarr descobrimos pormenores sobre a história e cultura da Irlanda, hobbies e atividades de tempos livres. Foram apresentadas e entoadas canções tipicamente irlandesas, sendo uma dela acompanhada com gestos. A outra foi entoada ao som do Bodheán (instrumento musical típico). Tivemos oportunidade de conhecer alguns dos vastos mitos e lendas irlandeses.

Com o professor Peter, explorámos o vocabulário relacionado com os diversos tipos de habitação local e as respetivas características, assim como a comida, bebida e expressões características da Irlanda. Expandimos o vocabulário e treinámos a pronúncia correta de palavras e expressões. Todos os participantes tiveram oportunidade de aprofundar os conhecimentos gramaticais e esclarecer algumas dúvidas.  Através de Quizzes conhecemos escritores, poetas, músicos, políticos e atores do país.

Com o desenrolar das sessões fomos desenvolvendo a oralidade, tornando-nos mais proficientes na utilização da língua inglesa.

No Museu Nacional de Arqueologia realizámos um “Field Learning Project (Contexts4Content)”, onde pudemos apreciar diversos artefactos das diferentes Eras da História.

Visitámos monumentos, pubs e cafés emblemáticos da cidade (Trinity College; St. Patrick Cathedral; “Bewley´s Theatre; Spire; Ha’ Penny Bridge; Samuel Beckett Bridge; Temple Bar; Guiness storehouse; Molly Malone; Famine; James Joyce statue; O’connell Street, Wax Museum Dublin). Alguns destes monumentos fizeram parte do Peddy Papper.

No penúltimo dia, todos os participantes se reuniram na Sheriff Street Lower, partindo de autocarro rumo a Glendalough (vale dos dois lagos), the Irish Heritage.

Finalizámos esta maravilhosa experiência, com a apresentação dos nossos trabalhos de grupo. Foi muito interessante ver as diferentes abordagens, pelos vários colegas de outras origens europeias, sobre a Irlanda e as várias formas de aplicar os conhecimentos adquiridos às distintas realidades e níveis de ensino.

É nossa intenção aplicar os conhecimentos adquiridos com os nossos grupos e partilhar a experiência com toda a comunidade educativa do agrupamento.

As docentes:

Graça Quinaz

Margarida Cortez

Isabel Costa

Graça Rodrigues